Nos últimos anos a Medicina Integrativa vem sendo utilizada por médicos e especialistas para tratar vários problemas físicos e emocionais. Diante deste aspecto, mostraremos de fato como é esta forma de medicina e por que a cada dia ela ganha cada vez mais adeptos.
A Medicina Integrativa é um plano de tratamento indicado para qualquer pessoa pois trata o corpo, a mente e o espírito. Ela especificamente inclui e coordena o uso de terapias complementares ao lado da medicina convencional.
Normalmente, um profissional de terapia complementar sugere uma combinação de tratamentos para melhorar o bem-estar de uma pessoa. Por exemplo, eles podem sugerir que uma pessoa pratique yoga para reduzir o estresse, mas também recomendam que ela entre em contato com um acupunturista.
Os profissionais tendem a agrupar as terapias complementares em três áreas principais: nutricional, físico e psicológico.
A Medicina alternativa possui seu próprio modo de atuar de acordo com o problema de cada paciente.
Quando um paciente chega a um local para tratamento, ele é avaliado segundo o problema que possui. Logo em seguida, é feita uma análise, considerando o fator físico, emocional e espiritual.
O modo de tratamento é uma mistura de medicina tradicional e a integrativa, este tipo de combinação oferece resultados mais rápidos e precisos.
Várias áreas da saúde podem usar esse método como: enfermagem, nutrição, psicologia, etc. Além de ser usado o modo tradicional como remédio, cirurgia, pode também trabalhar com a medicina alternativa, usando massagens, plantas e várias outras maneiras.
Dessa forma, muito trabalho pode ser realizado em situações como: problemas de depressão, transtorno do pânico, fortalecimento do sistema imune, câncer, problemas gastrointestinais, etc.
Umas das coisas que não faltam nas clínicas, spas e outros lugares especializados é a boa alimentação. O profissional da clínica considera toda a abordagem terapêutica, assim, será recomendado o medicamento ideal, alimentação e melhores meios integrativos para o determinado problema.
A Medicina integrativa oferece modos de tratamentos que abrangem mais áreas, visando não somente o fator físico como também o mental e espiritual. Sendo assim, várias áreas são agregadas para ir além do tratamento alopático.
Dessa forma, são considerados os exercícios físicos, alimentação, relacionamento, o sono, descanso e qualidade de vida.
No caso da medicina integrativa, existe uma grande união entre médicos e outros profissionais da saúde para oferecer o melhor tratamento ao paciente. Tudo isso, acaba resultando em um bom acompanhamento e estudo científico de novos métodos.
Já na Medicina alternativa, ela não precisa ser feita por profissionais acadêmicos, e portanto, não integra os métodos alopáticos da Medicina tradicional.
Em outras palavras, a Medicina integrativa pode usar métodos alternativos, mas a Medicina alternativa não pode usar métodos envolvendo a alopatia (Medicina Tradicional).
Quando um profissional de saúde introduz terapias complementares como parte do plano de tratamento de uma pessoa, o objetivo é geralmente para aliviar alguns efeitos colaterais da medicina convencional.
Por exemplo, os autores de um estudo realizado em 2018 observaram que a acupuntura parece particularmente eficaz na redução da fadiga em pessoas com câncer de mama que recebem tratamento anticâncer.
Outra área que pode se beneficiar da terapia complementar é a fertilidade. Um estudo realizado em 2018 sugere que as mulheres que praticam yoga junto com outras terapias mentais e corporais podem sentir-se menos estressadas e ansiosas durante o tratamento de fertilização in vitro. Sua saúde psicossocial também pode melhorar.
Em resumo, a medicina integrativa usa uma variedade de técnicas para cuidar de uma pessoa como um todo. As terapias complementares funcionam com os tratamentos tradicionais para curar a mente, o corpo e o espírito.
As terapias complementares não substituem os tratamentos convencionais. Eles o ajudam a lidar com os sintomas, complicações ou efeitos colaterais. Entre eles podemos destacar:
A medicina integrativa utiliza somente métodos com resultados devidamente comprovados. Lembrando que essas alternativas aqui citadas são utilizadas pelos profissionais não como um substituto da medicina tradicional, mas como algo que agrega no tratamento.
Muitos pacientes podem se beneficiar da medicina integrativa. Pessoas com condições médicas complexas ou de longa duração são particularmente propensas a se beneficiar com essas abordagens.
Entre as principais doenças podemos destacar:
A Medicina integrativa só pode ser praticada por um profissional habilitado academicamente. Sendo assim, existe um grande trabalho em conjunto com diversos acadêmicos da área da saúde como:
Existem muitas instituições que trabalham nessa área em vários países. No caso do Brasil, nós da MediPraxisSPA dispomos de um corpo clínico capacitado para promover os melhores tratamentos que envolvem a medicina integrativa.
Nosso principal objetivo é construir hábitos melhores de saúde física e mental, contribuindo no aperfeiçoamento humano, aumentando a longevidade e a qualidade de vida de nossos pacientes.
Nossos profissionais devidamente capacitados usam a medicina ocidental e tradicional chinesa com grande integração, com técnicas aprimoradas.
Temos várias especialidades como:
Dependendo do caso, a MediPraxisSPA, tem acompanhamento a longo prazo, com instalações modernas e equipamentos de última geração, sempre utilizando as melhores técnicas terapêuticas atuais.
A medicina integrativa (MI) inclui abordagens de tratamento complementar e convencional e coordena especificamente o uso de ambas como parte de um plano de tratamento holístico.
Alguns benefícios da MI incluem reduzir o sofrimento e ajudar as pessoas a lidar com uma doença difícil. Alguns profissionais de saúde estão expandindo o uso de MI, especialmente no tratamento do câncer.
Se você tem dúvidas sobre a Medicina Integrativa, agende agora uma consulta e fale com um de nossos Especialistas!
COMENTÁRIOS: